O sono ideal começa muito antes de dormirmos propriamente. Se você está acelerada e agitada a noite (em geral, após as 21h) não será em apenas 5 minutos que irá conseguir adentrar em um sono profundo e revigorante. Não é assim que o corpo funciona.
A televisão, o celular e o computador mantém o corpo em estado de alerta e atenção, a luz destes aparelhos aumenta o estímulo para secreção de cortisol (hormônio que eleva o estado de vigília e atenção) e reprimindo o estímulo da serotonina e melatonina (essenciais para o relaxamento e o sono).
Isso acontecer uma vez ou outra, tudo bem. O problema está quando este comportamento se cronifica, fazendo com que o cortisol permaneça constamente elevado culminando em ansiedade, sono não reparador, ganho de peso (despertar noturno para comer ou o comer em estado ansioso) e outras alterações metabólicas.
Desta maneira, quero orientá-la a preparar o SEU momento noturno. É importante que você estabeleça uma rotina de sono que irá proporcionar equilíbrio hormonal, relaxamento e saúde.
Siga estas orientações.
1. Evite expor-se a fonte luminosa antes de dormir (ex: Tablet e smartphone) e utilize bloqueadores de luz azul em seu celular;
2. Consuma refeições leves e de menor volume a noite;
3. Beba chás relaxantes por exemplo: passiflora incarnata, melissa, mulungu;
4. Evite tirar cochilos longos durante o dia;
5. Evite beber estimulantes após as 12h. Ex: Café, chá preto, bebidas à base de cola, energéticos;
6. Prepare o ambiente para dormir. Ex: ligue o ar condicionado ou ventilador, abra as janelas, coloque aromatizador de lavanda ou laranja doce;
7. Procure reduzir o ritmo após as 20h, neste horário temos o primeiro pulso do hormônio melatonina. A partir deste horário procure criar uma rotina de cuidados ou ler um livro, rezar, meditar, conversar com familiares etc.
8. Evite estresse com aqueles que moram com você antes de dormir.